segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Do Silêncio a Gravação

No final de semana passado a banda que chamo de "minha" não por ser dono mas por pertencer e ter muito orgulho de participar até que enfim começou a gravação do nosso primeiro projeto que se chama "ensaios", são 12 músicas autorais inéditas que a gente ja havia feito e que paramos para escrever durante esse ano todo. tinhamos uma meta de escrever 8 musicas para completar um repertório que posteriormente viriaria o projeto ensaios (que seria de 10 musicas somando as outras duas que eu ja havia feito a algum tempo), tudo isso em um ano, mas quando nos demos conta não conseguiamos parar de compor (principalmente Vinícius e Oséas).

Selecionamos as 12 que mais se pareciam em termos de estilo, tendencia, temática, etc. e decidimos gravar no estudio que ensaiamos (na verdade a gente ensaia no pátio do estúdio que fica dentro da oficina). Começamos gravando instrumento por instrumento só que devido uma pane no computador tivemos que parar e excluir todo o trabalho ja realizado, ou seja, de volta a estaca zero. nosso tempo pra cuidar disso ja era escasso então até voltarmos a gravar demorou bastante, tivemos uns 4 ensaios até esse dia.

Chegado o dia a metodologia de gravação mudou completamente, "vamos agora gravar tudo junto", "ao vivo" disse o Dionísio, assim fizemos colocamos o Danilo e sua bateria com os respectivos microfones dentro da sala do estúdio e nós ficamos no alpendre, uma estrutura de som ficava pra nós do lado de fora e ele dentro tocando. Essa estratégia não funcionou muito bem, tivemos que tocar primeiro, fazer as vias com baixo, guitarras e violão, depois ele fez as vias de bateria, depois eu fiz algumas vias de voz (faltam 9, fora os backin vocals).

Foi um feriado emendado com um final de semana inteiro cuidando dessa gravação, cheguei em casa (Goiânia) na segunda a noite exausto, minhas pernas pediam socorro, minha garganta bem fraca, todo esse esforço valera a pena e daqui uns meses estaremos com material de divulgação bem bacana tanto em mãos quanto na internet.

Um dia eu quero olhar pra esse texto, escutar esse disco, ver os vídeos e lembrar como era bom esperar uma semana inteira até chegar o dia de ir ensaiar, de fazer praticamente uma viágem até o local de ensaio, das nossas discussões até encontrar a melhor maneira de tocar determinada musica, entre outras lembranças que só os ensaios podem me trazer.

Espero que
o proximo post não demorar tanto!

Um comentário:

  1. *-*

    quero uma cópia heim!
    Parabéns pelo trab, com ctz vai valer a pena!
    =)

    ResponderExcluir